#Agricultura #sustentável poderá criar 50 mil novos empregos

Um dos principais relatórios apresentados no Rio+20 conclui que o investimento na agricultura sustentável poderá gerar 50 mil novos empregos no campo até 2050. O relatório Evitando a Fome no Futuro foi lançado pelo UNEP, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e explica que, ao mesmo tempo que se discute a disponibilidade e acesso à comida, o mundo está a acabar com os seus serviços ambientais básicos, como a água e solo.
“Temos de trabalhar com o facto de que é possível produzir alimentos sem pôr em causa a natureza. É preciso investir em sistemas alimentares sustentáveis, caso contrário o mundo não dará conta de alimentar os nove mil milhões de habitantes previstos para 2050”, explicou Joseph Alcamo, cientista-chefe do UNEP e que apresentou o relatório aos jornalistas.
Segundo Alcamo, esta transição para uma produção de alimentos mais sustentável não é tão difícil de acontecer. “Por exemplo, se investirmos 1,06% do PIB global em agricultura sustentável a partir de 2015, poderemos ter até 50 milhões de novos empregos verdes no campo até 2050. É uma situação win-win (ganha-ganha). Fortalecemos as bases ecológicas da agricultura e aumentamos a oferta de emprego, ou seja, arrefecemos a economia”, continuou o responsável.
Além do incentivo à agricultura e pesca sustentável, o novo relatório do UNEP aponta outras medidas que devem ser tomadas para fortalecer as bases ecológicas do planeta e, consequentemente, a segurança alimentar de sua população, como o estímulo à produção e consumo sustentável ou redução do desperdício de alimentos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s